Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Operação em 6 estados mira suspeitos de golpe do falso advogado de SC

Operação em 6 estados mira suspeitos de golpe do falso advogado de SC

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta quarta-feira (20) a operação “Lex Falsa”, contra uma organização criminosa suspeita de se passar por advogados para aplicar golpes em vítimas em diferentes partes do país. Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.

O golpe do falso advogado

De acordo com a investigação, os suspeitos usavam as identidades de advogados regularmente inscritos na OAB e apresentavam documentos verdadeiros ou forjados. Com isso, ofereciam “serviços” de liberação de supostos valores de processos judiciais, exigindo pagamentos antecipados das vítimas.

As apurações revelaram que o grupo iniciou suas atividades em cidades do Ceará, como Fortaleza, Pacatuba e Maracanaú, atuando em pequenos grupos. Com o tempo, as práticas criminosas evoluíram: os golpistas passaram da simples coleta de informações públicas à invasão de sistemas de tribunais e extração de documentos processuais.

Expansão nacional e risco à confiança no Judiciário

A Polícia Civil de SC destacou que os criminosos hoje estão espalhados em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, onde operam de forma especializada.

Segundo o relatório policial, as ações ilícitas “comprometem a ordem pública e econômica, prejudicam a atuação legítima dos advogados inscritos na OAB e colocam em risco a confiança da sociedade no sistema de Justiça”.

No Rio de Janeiro, os mandados foram cumpridos em regiões como Ilha do Governador, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes. Até as 7h30 desta quarta, três pessoas já haviam sido presas no estado.

Operação Lex Falsa

A operação é conduzida pela Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville, em parceria com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Todos os mandados foram expedidos pela Justiça catarinense.

A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento para identificar novos envolvidos e mapear a extensão das fraudes, que afetam vítimas em todo o território nacional.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Incêndio atinge bateria de carro elétrico em Itajaí

Segurança Na madrugada deste sábado (30), equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender…

SBT confirma nova programação com 1 estreia e garante telejornal ao vivo

O SBT vai contar com uma novidade na programação da próxima semana, entre os dias…

Orleans celebra 112 anos com grandes atrações

Segurança Mais de seis mil pessoas prestigiaram, na noite desta sexta-feira (29), o show da…