Uma denúncia anônima enviada por e-mail à Polícia Federal de Itajaí há cerca de dois anos desencadeou, nesta quarta-feira (20), uma operação nacional contra suspeitos de aplicar golpes com supostas apostas esportivas. A ação foi batizada de St. Camilo e ocorreu simultaneamente em cinco estados brasileiros.
Segundo a PF, o grupo é suspeito de movimentar ilegalmente mais de R$ 1 milhão, atraindo vítimas com promessas de lucros gerados por robôs e sistemas de inteligência artificial. As investigações apontam que os valores captados dos investidores eram desviados pelos próprios operadores do esquema.
Santa Catarina foi um dos focos da operação, com mandados de busca e apreensão cumpridos em Balneário Camboriú, Criciúma e Imbituba. Também houve ações em Curitiba e Maringá (PR), São Paulo (SP), Vila Velha (ES) e Goiânia (GO).
A Justiça de Balneário Camboriú determinou o sequestro de bens de nove pessoas físicas e uma empresa vinculada à fraude. Os envolvidos devem responder por crimes como estelionato com uso de ativos virtuais, infrações contra o sistema financeiro nacional e associação criminosa. Até o momento, ninguém foi preso.
A investigação teve início formal em 2023, a partir do recebimento da denúncia pela Delegacia da Polícia Federal de Itajaí, e segue em andamento para identificar todos os participantes do esquema.