Morreu, nesse sábado (6), o presidente do Conselho de Acordantes da Condor, Heinz Engel, aos 94 anos. As causas da morte não foram divulgadas.
Nascido em 1932 e natural de São Bento do Sul, ele começou a trabalhar na empresa fundada pelo avô, Augusto Klimemmck, aos 19 anos. Durante três décadas, integrou a diretoria e foi o líder executivo da companhia.
Na empresa Condor, liderou a criação de equipamentos para modernizar a fábrica e contribuiu para otimizar processos, melhorar a qualidade dos produtos, controlar custos e aumentar a produtividade, utilizando o conhecimento adquirido quando estudou na Alemanha. Heinz Engel também foi integrante do Conselho Superior da ACISBS (Associação Comercial de São Bento do Sul).
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Heinz Engel foi homenageado pela Fiesc
Em 2024, o industrial recebeu o maior reconhecimento da indústria catarinense, a Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) em homenagem à sua atuação inovadora e ao seu legado de ações na comunidade.
Heinz Engel recebeu a Ordem do Mérito Industrial da FIESC em 2024Foto: Junior Somensi/Fiesc/ND Mais“Engel foi um líder inovador, focado na eficiência e competitividade, e também deixou um legado para a transição na gestão da empresa. Foi sob a gestão de Engel que a Condor implantou a prática de governança corporativa na empresa, e liderou o processo de criação do Conselho de Acionistas, em 2011”, lembra Gilberto Seleme, presidente da FIESC.
Ao longo da vida, Engel atuou em iniciativas comunitária, como a Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento e da Igreja Evangélica Luterana. Viabilizou investimentos para equipar o grupo de bombeiros voluntários que existe na Condor desde 1934 e, para apoiar a formação de outras brigadas de incêndio, ajudou a criar a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul.