Search
Close this search box.

Veja quem são os políticos que morreram em 2025

O ano de 2025 foi movimentado na política nacional e internacional, e marcado por políticos que morreram ao longo do períodoFoto: Agência Brasil/ND Mais

Ao longo de 2025, a política nacional e internacional passou por movimentos intensos, com debates e decisões que redefiniram agendas e até mesmo ampliaram tensões ao redor do mundo. O ano também foi marcado pela morte de figuras políticas importantes, que deixaram contribuições em diferentes regiões do país. Entre os nomes influentes, estão Benedito de Lira, Roseli Faria e Ruy Carlos Ostermann.

Quem eram essas autoridades brasileiras e qual foi o papel que cada uma desempenhou ao longo da trajetória política é possível conferir abaixo:

Veja os políticos que morreram em 2025

Benedito de Lira

Benedito de Lira, ou Biu de Lira, como era conhecido, está entre os políticos que morreram em 2025. Ele morreu aos 82 anos no dia 14 de janeiro devido a uma parada cardíaca. Na época, ele já enfrentava problemas de saúde e fazia tratamento contra um câncer.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

Benedito de Lira está entre os políticos que morreram em 2025. Ele era conhecido como Biu de Lira e era pai do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur LiraFoto: Moreira Mariz/Agência Senado/ND MaisBenedito de Lira está entre os políticos que morreram em 2025. Ele era conhecido como Biu de Lira e era pai do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur LiraFoto: Moreira Mariz/Agência Senado/ND Mais

Pai do então presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Benedito era formado em direito e começou a trajetória política em sua cidade natal, Junqueiro, Alagoas, como vereador. De acordo com o Senado Federal, o político foi senador pelo estado entre 2011 e 2019, sendo que em 2010 alcançou o maior número de votos para o cargo.

Foi filiado ao Partido Progressistas e atuou como deputado federal por três mandatos, como deputado estadual, vereador por Maceió e ainda como prefeito de Barra de São Miguel.

Foi autor da lei que permite o uso de medicamentos genéricos na medicina veterinária e dá preferência para eles nas compras do governo. Também foi o relator da norma que impede a criação de imposto sobre arquivos digitais produzidos no Brasil com obras musicais de autores brasileiros.

Humberto Souto

Humberto Guimarães Souto faleceu no dia 2 de fevereiro de 2025, aos 90 anos. Na época, ele estava internado em Brasília desde janeiro para se recuperar de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), sofrido em 22 de dezembro de 2024.

Souto era advogado e contador, e começou a carreira política em 1963, como vereador na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, sua cidade natal. Ele foi filiado a partidos como Arena, PDS, PFL e  PPS (Cidadania).

Segundo a Câmara dos Deputados, o político exerceu oito mandatos entre 1975 e 2014, sendo sete como deputado federal e um como estadual. Em 1995, chegou a ser ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Humberto Souto trabalhou na política até o fim da vida, já que em 2016 foi eleito como prefeito de Montes Claros, depois reeleito em 2020. Ele seguiu no cargo até 2024, quando terminou o mandato.

  • 1 de 5

    Fuad Noman está entre os políticos que morreram em 2025; formou-se em economia e atuou no serviço público para além da poítica - Prefeitura de Belo Horizonte/ND Mais

    Fuad Noman está entre os políticos que morreram em 2025; formou-se em economia e atuou no serviço público para além da poítica – Prefeitura de Belo Horizonte/ND Mais

  • 2 de 5

    Roseli Faria atuou na implementação da política pública de cotas raciais nas universidades e concursos públicos - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/ND Mais

    Roseli Faria atuou na implementação da política pública de cotas raciais nas universidades e concursos públicos – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/ND Mais

  • 3 de 5

    Humberto Souto está entre os políticos que morreram. Ele iniciou a carreira política como vereador na cidade em que nasceu, Montes Claros, em Minas Gerais - Câmara dos Deputados/ND Mais

    Humberto Souto está entre os políticos que morreram. Ele iniciou a carreira política como vereador na cidade em que nasceu, Montes Claros, em Minas Gerais – Câmara dos Deputados/ND Mais

  • 4 de 5

    Benedito de Lira era conhecido como Biu de Lira e era pai do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - Moreira Mariz/Agência Senado/ND Mais

    Benedito de Lira era conhecido como Biu de Lira e era pai do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira – Moreira Mariz/Agência Senado/ND Mais

  • 5 de 5

    Ruy Carlos Ostermann era político, filósofo, professor, escritor e jornalista - Museu do Futebol/ND Mais

    Ruy Carlos Ostermann era político, filósofo, professor, escritor e jornalista – Museu do Futebol/ND Mais

Fuad Noman

Fuad Jorge Noman Filho morreu aos 77 anos, no dia 26 de março, com uma parada cardiorrespiratória devido a uma pneumonia. Ele chegou a ficar internado por quase três meses, mas teve um agravamento do quadro clínico.

Noman já foi secretário-executivo da Casa Civil, trabalhou no Banco Central e no Fundo Monetário Internacional (FMI), além de ter atuado como secretário estadual da Fazenda e de Transporte de Minas Gerais e secretário municipal de Fazenda de Belo Horizonte, sua cidade natal.

Formado em economia, o político do PSD (Partido Social Democrático) também atuou como prefeito de Belo Horizonte em 2022, depois da renúncia de Alexandre Kalil, de quem ele era vice. Em 2024, ele foi reeleito, mas dois dias depois da posse, no dia 3 de janeiro, se licenciou devido a problemas de saúde.

Ruy Carlos Ostermann

Nascido em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Ruy Carlos Ostermann foi professor, filósofo, escritor, jornalista esportivo e está entre os políticos que morreram em 2025, com falecimento no dia 27 de junho. Segundo a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ele contraiu dengue e precisou ser internado devido a complicações da doença.

Entre os políticos que morreram em 2025 está o filósofo, professor, escritor e jornalista Ruy Carlos OstermannFoto: Museu do Futebol/ND MaisEntre os políticos que morreram em 2025 está o filósofo, professor, escritor e jornalista Ruy Carlos OstermannFoto: Museu do Futebol/ND Mais

De acordo com a editora em que o autor tem seus livros diversos publicados, Tomo Editorial, ele atuou como professor de filosofia, repórter, apresentador e comentarista de futebol e basquete. Ainda segundo a CBF, Ostermann foi um dos grandes destaques do jornalismo esportivo e era frequentemente chamado de “professor” por amigos e fãs.

Na política, Ostermann foi deputado estadual duas vezes pelo Rio Grande do Sul (1982 e 1986), primeiro Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Secretário de Estado de Educação. Ele se tornou, ainda, cidadão honorário de Porto Alegre.

Roseli Faria

Roseli Faria morreu, aos 54 anos, no dia 11 de setembro devido a um câncer colorretal. Ela era economista, servidora pública, militante do PSOL e foi candidata a Deputada Federal em 2022.

Segundo a Agência Brasil, Roseli foi uma das principais referências na formulação de políticas públicas e orçamentárias no país e na luta contra o racismo. Ela atuou na implementação das cotas raciais para ingresso nas universidades e no serviço público.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Diva até fazendo as refeições”: César Tralli flagra Renata Vasconcellos “marmitando

Os jornalistas divertiram a web ao compartilharem registro almoçando marmita nos bastidores do Jornal Nacional…

Flamengo empata com o Internacional, é vaiado no Maracanã e amplia crise

O Flamengo ficou no empate por 1 a 1 com o Internacional, na noite desta…

Alesc aprova desconto de 5% no IPVA para bons motoristas em SC

As atividades parlamentares da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) foram retomadas com sessões plenárias…