O Bosque São Bento é um ambiente que encanta pelos detalhes. O espaço de contemplação e fé carrega o trabalho da comunidade que revitalizou o espaço entre 2024 e 2025.
Situado em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, o local encanta visitantes pelos detalhes que incluem o monumento ao padroeiro da cidade, São Bento de Núrsia, o pergolado, as placas meditativas e a imagem clássica de Nossa Senhora Desatadora dos Nós
O Bosque foi criado no terreno que pertence à Paróquia Puríssimo Coração de Maria, ao lado da igreja matriz do mesmo nome, no Centro de São Bento do Sul.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Monumento memorial a São Bento
O monumento dedicado a São Bento é o coração do bosque. Inaugurado em 16 de setembro de 2023, celebra os 150 anos da fundação do município e a chegada dos imigrantes europeus.
A imagem tem quatro metros de altura. Segundo o site do Bosque, o cajado na imagem de São Bento simboliza sua missão de pai e pastor espiritual, enquanto o corvo representa o livramento de Deus, ilustrado pela passagem em que, ao receber de um sacerdote invejoso um pão envenenado, São Bento percebe o perigo e ordena ao corvo (que diariamente vinha comer de suas mãos) que leve o pão para um lugar onde ninguém pudesse encontrá-lo, sendo assim protegido do veneno.
-
1 de 3
Monumento ao padroeiro da cidade de São Bento do Sul – Divulgação/Bosque São Bento/ND Mais
-
2 de 3
Bosque de São Bento do Sul foi construído pela comunidade – Divulgação/ND
-
3 de 3
Logo na entrada do bosque, o visitante encontra o campanário, uma charmosa estrutura em forma de casinha que guarda o sino – Divulgação/ND
Pouco menos de 2 anos após a inauguração do monumento, em julho de 2025 ocorreu a ampliação deste espaço, com a abertura do Bosque São Bento, logo atrás da imagem.
Medalha de São Bento
Ao pé da imagem encontra-se a Medalha de São Bento, conhecida por suas inscrições em latim que invocam proteção espiritual.
O espaço é pensado especialmente para oração, onde visitantes podem meditar e fazer seus pedidos, amparados pelas frases gravadas em cinco idiomas (português, alemão, polonês, italiano e latim), que homenageiam as culturas fundadoras da cidade.
Imagem clássica de Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Outro destaque é o mosaico da clássica imagem da Nossa Senhora Desatadora dos Nós, ladeada pelo Sagrado Coração de Jesus e pelo Puríssimo Coração de Maria, padroeira da paróquia.
Pedras vindas da Igreja da Anunciação em Nazaré (local em que Maria recebe a visita do anjo Gabriel) estão cravadas no miolo das flores do coração da virgem, à direita.
Pedras do Monte das Bem-Aventuranças, local do sermão de Jesus, compõem a cruz no alto do Coração à esquerda.
Ao redor, o deck foi especialmente ampliado para que as pessoas possam se reunir, permanecer em oração e encontrar conforto junto à santa que ajuda a desatar as dificuldades da vida.
Pergolado
O pergolado é um espaço reservado do bosque, pensado para o silêncio, a introspecção e a oração pessoal. Com bancos sob uma estrutura vazada, cercada por plantas, o local cria um ambiente propício à pausa e ao recolhimento.
Esse ponto traduz o espírito beneditino do “recolher-se para encontrar Deus no íntimo do coração”, oferecendo um contraste à vida agitada do mundo.
É ali que muitos visitantes escolhem sentar-se para meditar, fazer leituras espirituais ou simplesmente respirar em paz.
-
1 de 3
Detalhe do Pergolado do Bosque São Bento – Divulgação/Bosque São Bento/ND Mais
-
2 de 3
Bosque São Bento foi construído pela comunidade – Divulgação/@sincerosc/ND Mais
-
3 de 3
O Bosque abriga um chafariz que contribui para a paz no local – Divulgação/ND
Placas Meditativas
As placas meditativas espalhadas pelo Bosque São Bento formam um percurso pelo local. As frases integram natureza, arte e espiritualizada.
O objetivo é levar o visitante para reflexão, os temas falam sobre humildade, vaidade, generosidade e outros.
Muitas delas carregam ecos da tradição beneditina e da espiritualidade do Coração de Jesus, que moldam o bosque e sua história, entrelaçando fé e cultura local.
“Andei, e com os meus pés feridos encontrei o tesouro”, diz uma. Conforme o site do Bosque, a placa está associada ao pavão que São Bento usava como símbolo para alertar sobre a vaidade.
Veja algumas das placas do Bosque São Bento:
-
1 de 4
A placa com a águia trata do orgulho, apontado por São Bento como outra brecha espiritual – Gustavo dos Santos/Bosque São Bento/ND Mais
-
2 de 4
Esta placa está junto ao chafariz e se inspira em Santa Madre Teresa de Calcutá, que dizia “o mar seria menor se lhe faltasse uma gota” – Gustavo dos Santos/Bosque São Bento/ND Mais
-
3 de 4
A primeira placa do bosque traz a frase “Do coração transpassado, há 120 anos presente nesta terra” – Gustavo dos Santos/Bosque São Bento/ND Mais
-
4 de 4
Esta placa está associada ao pavão, que São Bento usava como símbolo para alertar sobre a vaidade. – Gustavo dos Santos/Bosque São Bento/ND Mais