Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • De onde vêm os indígenas abrigados em Balneário Camboriú

De onde vêm os indígenas abrigados em Balneário Camboriú

Conheça as origens dos indígenas abrigados em Balneário CamboriúFoto: Reprodução/ND Mais

Um grupo de indígenas está abrigado provisoriamente às margens da BR-101, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, chamando a atenção de motoristas e moradores da região. A situação levantou preocupações relacionadas à assistência social, segurança e condições de permanência.

O grupo instalou-se com cerca de 30 barracas no local, que fica ao lado da Casa de Passagem, desde o dia 23 de dezembro de 2025, e a previsão é que fique até o final da alta temporada, depois do Carnaval. Historicamente, esse deslocamento dos indígenas acontece desde 1986.

Origem dos indígenas abrigados em Balneário Camboriú

Os indígenas que estão temporariamente instalados em Balneário Camboriú são provenientes de comunidades do Rio Grande do Sul, principalmente da cidade de Iraí, no norte gaúcho, que fica a mais de 600 quilômetros de distância. Lá, eles vivem em uma aldeia formada por, aproximadamente, 1500 pessoas. Eles pertencem às etnias Guarani, Kaingang e Xokleng, e estão no litoral catarinense para comercializar produtos artesanais durante a temporada de verão.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o deslocamento das famílias para o litoral catarinense é sazonal e temporário, ocorrendo historicamente entre os meses de dezembro e março. Essa é uma prática comum entre os indígenas, que buscam aproveitar a temporada de férias de verão para vender produtos artesanais típicos de suas culturas e garantir uma renda extra para suas comunidades.

Entenda o caso

  • 1 de 3

    O deslocamento das famílias indígenas para o litoral catarinense é sazonal e temporário, ocorrendo historicamente entre os meses de dezembro e março - Greici Siezemel/NDTV RECORD

    O deslocamento das famílias indígenas para o litoral catarinense é sazonal e temporário, ocorrendo historicamente entre os meses de dezembro e março – Greici Siezemel/NDTV RECORD

  • 2 de 3

    No grupo, há forte presença de mulheres e crianças, fatores que pesam no pedido para melhores condições de acolhimento - Greici Siezemel/NDTV RECORD

    No grupo, há forte presença de mulheres e crianças, fatores que pesam no pedido para melhores condições de acolhimento – Greici Siezemel/NDTV RECORD

  • 3 de 3

    Saiba de onde vêm os indígenas que serão abrigados em Balneário Camboriú - Greici Siezemel/NDTV RECORD

    Saiba de onde vêm os indígenas que serão abrigados em Balneário Camboriú – Greici Siezemel/NDTV RECORD

Nos primeiros dias de janeiro de 2026, a Justiça Federal manteve a decisão que obriga o Município de Balneário Camboriú a realizar o acolhimento provisório de indígenas. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou, em regime de plantão, o pedido da prefeitura para suspender a medida.

A determinação estabelece que o município providencie, em até 20 dias, um local com condições dignas para que ao menos 200 indígenas sejam abrigados em Balneário Camboriú até março de 2026. Entre as exigências estão água potável, banheiros com chuveiros, espaço para alimentação, pernoite, segurança, além de assistência à saúde e social.

Após a decisão, a Prefeitura informou que já iniciou as providências. O acolhimento está sendo feito em uma área às margens da BR-101, ao lado da Casa de Passagem, com instalação de água, energia elétrica e banheiros, segundo nota oficial.

*Com informações da repórter Greici Siezemel, da NDTV RECORD.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Viúva de Leandro, da dupla com Leonardo, celebra os 28 anos do filho: “Meu eterno Leandrinho”

O engenheiro é o filho mais novo do cantor com a empresária e tinha apenas…

Encontro reúne interessados em disputar o Campeonato Catarinense Série C 2026

Na tarde desta quarta-feira (04), foi realizada a prévia do Conselho Técnico do Campeonato Catarinense…

Quem é ministro Marco Buzzi acusado de assédio sexual

Quem é ministro Marco Buzzi, de Timbó, acusado de assédio sexualFoto: Divulgação/TJES/ND Mais O ministro…