As denúncias de maus-tratos contra animais em Santa Catarina mais que triplicaram em dez anos. A média é de 11 registros por dia, segundo dados oficiais da SSP/SC (Secretaria de Segurança Pública).
No Norte do estado, lideram o ranking por maus-tratos a cidade de Joinville (1.271), seguida por Jaraguá do Sul (385), São Francisco do Sul (191), São Bento do Sul (191) e Barra Velha (167).
Em todo o estado, os boletins de ocorrência saltaram de 1,3 mil em 2015 para mais de 4 mil em 2024, um aumento de 206,4%. Dados parciais de 2025 já somam 3.783 registros até o início de dezembro.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Os números foram obtidos pelo Núcleo de Dados do Grupo ND, junto à SSP/SC, via LAI (Lei de Acesso à Informação). Praticamente todos os municípios catarinenses registraram ao menos uma ocorrência no período analisado.
Entre os casos em que a espécie do animal é informada, 80,62% envolvem cachorros, que ficam mais expostos em áreas externas, o que torna os sinais de maus-tratos mais visíveis em comparação a outros animais.
Casos de maus-tratos que marcaram o Norte de SC
Cachorrinha é agredida, amarrada em mata e morre em Rio Negrinho
Entre os casos mais recentes está o de Rio Negrinho, onde uma cachorrinha resgatada após um episódio de violência doméstica morreu ao sofrer agressões graves. Segundo a polícia, o tutor foi preso em flagrante após ameaçar a companheira e agredir o animal, que teve uma pata fraturada, foi amarrado em uma área de mata e não resistiu aos ferimentos, mesmo após cirurgia.
Grupo de proteção animal acolheu a cachorrinha, que não resistiu aos ferimentos após cirurgiaVídeo: Reprodução/GRUPRA/ND Mais
Cães desnutridos e comendo fezes são resgatados em Joinville
No bairro Cubatão, em Joinville, cães foram encontrados em condições extremas de maus-tratos: desnutridos, presos por correntes curtas, sem água e alguns se alimentando das próprias fezes. O imóvel foi interditado e os animais encaminhados ao Centro de Bem-Estar Animal para tratamento e posterior adoção.
Situação ‘de chorar’: cães sofriam maus-tratos em Joinville e comiam as próprias fezesFoto: Divulgação/Liliane da Frada/ND MaisCachorra abusada sexualmente é resgatada em Joinville
Uma cadela batizada de Nina foi resgatada após sofrer abuso sexual sob a marquise de um restaurante, no Centro de Joinville. O crime foi flagrado por câmeras de segurança e gerou forte repercussão nas redes sociais. A cadela passou por exames veterinários e foi encaminhada para adoção responsável.
Cachorra abusada em Joinville é resgatada e encaminhada para adoçãoFoto: Divulgação/ND MaisCadela é amarrada e morta com cinco tiros em Rio Negrinho
Outro caso de extrema violência foi registrado em Rio Negrinho, onde uma cadela chamada Polenta foi encontrada morta, amarrada pelas patas e atingida por cinco disparos. O crime está sob investigação.
Animal foi encontrado amarrado pelas patas e morto com cinco tirosVídeo: Divulgação/Redes sociais/ND Mais
Cachorro é visto com focinho amarrado em Massaranduba
Em Massaranduba, moradores flagraram um cachorro andando pela rua com o focinho amarrado com fita isolante, o que gerou revolta e mobilização da comunidade. O animal foi localizado na casa da própria tutora e seguiu sob monitoramento dos órgãos ambientais.
Cão é visto com focinho amarrado por fita isolante em SCFoto: Divulgação Rádio Jaraguá/Reprodução/ND Mais