Um episódio incomum mobilizou equipes médicas e de emergência no sul da França no último sábado (31).
Um homem de 24 anos deu entrada em um hospital de Toulouse com uma bomba da Primeira Guerra Mundial presa no ânus.
Durante o atendimento, médicos constataram que o objeto era um projétil de artilharia produzido no final do conflito, o que elevou o nível de alerta dentro da unidade hospitalar. As informações são do R7.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Diante do risco potencial, o hospital acionou imediatamente a polícia, o Corpo de Bombeiros e especialistas em desativação de explosivos, enquanto pacientes e funcionários foram retirados do prédio e um perímetro de segurança foi montado ao redor do local.
Hospital Rangueil em Toulouse, na França, precisou ser evacuado no último sábado (31)Foto: Reprodução/Google MapsBomba da Primeira Guerra Mundial foi considerada estável e desativada
Após uma avaliação técnica, a bomba da Primeira Guerra Mundial foi classificada como estável e acabou desativada sem causar danos, conforme relatou o jornal Le Parisien.
“Pior ainda, a bomba não explodiu, e por isso foi preciso chamar especialistas em desativação de bombas para desarmar o projétil, com os bombeiros de prontidão”, disse um policial.
Equipe do esquadrão antibomba foi necessária para executar a remoção do artefatoFoto: Reprodução/NDO artefato, feito de metal e com cerca de 20 centímetros, foi produzido em 1918 e fazia parte do armamento usado durante a Primeira Guerra Mundial, exigindo extremo cuidado mesmo após mais de um século.
O paciente segue em recuperação após a cirurgia e deverá prestar depoimento à polícia nos próximos dias. As autoridades ainda investigam como ele obteve o projétil e por que estava com ele, embora objetos explosivos antigos ainda sejam encontrados em áreas marcadas pelo conflito.