O novo MBEDV (Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular) entrou em vigor no domingo (1) e redefiniu quais falhas e erros podem levar à eliminação do candidato na prova prática para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Conforme proposto pela Senatran, as novas regras passaram a priorizar a penalização de condutas com alto risco à segurança viária, autorizando a interrupção do exame em situações consideradas graves.
-
1 de 4
Estado brasileiro cria regra e terá nova prova da CNH sem etapa temida por condutores – Imagem ilustrativa gerada pela IA/ND Mais
-
2 de 4
Prova da CNH passou por mudanças no Detran de São Paulo – Paulo Pinto/Agência Brasil/ND Mais
-
3 de 4
A pontuação mínima para a prova prática passou de três, para 10 pontos permitidos – Pinterest/Reprodução/ND Mais
-
4 de 4
Veja quais os principais erros eliminatórios da nova prova prática da CNH – Imagem ilustrativa gerada pela IA/ND Mais
O manual substitui a lógica de punir falhas mecânicas isoladas por uma avaliação focada no comportamento do condutor em situações reais de circulação no trânsito.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Casos de eliminação direta na nova prova prática da CNH
De acordo com o MBEDV, a “incapacidade técnica manifesta e reiterada, evidenciada pela impossibilidade de execução dos comandos básicos de direção de forma segura” autoriza a interrupção imediata do exame prático.
Além disso, é considerada eliminatória a “instabilidade emocional ou comportamento incompatível com a realização da prova, quando o candidato demonstrar condição que inviabilize a condução segura”.
Os principais erros eliminatórios
Segundo a Senatran, a comissão examinadora pode penalizar o motorista ou até mesmo interromper a prova prática nos seguintes casos:
- Avançar sinal vermelho ou desrespeitar parada obrigatória: o manual afirma que “o desrespeito à sinalização de parada obrigatória” está entre as condutas associadas a elevados índices de acidentes.
- Não respeitar pedestres na faixa: o MBEDV determina que “é obrigatória a inclusão de ao menos uma passagem por faixa de pedestres” e reforça que “os pedestres ocupam posição prioritária na hierarquia de proteção do trânsito”.
- Circular em velocidade incompatível com a via: não apenas o excesso, mas também a velocidade abaixo do fluxo, quando sem justificativa, pode ser entendida como conduta insegura. O manual destaca que “a condução em velocidade incompatível com o contexto” está ligada a sinistros graves.
- Não perceber riscos evidentes no entorno: a ausência de leitura adequada do ambiente pode resultar em eliminação, já que “a ausência dessa percepção pode materializar-se em condutas inadequadas”.
- Circular na contramão ou invadir faixa de pedestres: essas ações são classificadas como condutas de alto potencial lesivo e incompatíveis com a aprovação.
Veja quais os principais erros eliminatórios da nova prova prática da CNHFoto: Imagem ilustrativa gerada pela IA/ND MaisO exame também pode ser encerrado por motivos alheios ao candidato. O MBEDV prevê a eliminação em caso de “ocorrência de circunstâncias externas supervenientes que comprometam a segurança do exame”, como alterações bruscas no tráfego ou riscos inesperados durante a prova.