Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Homenagem a Lula no Carnaval do Rio tem alerta do TSE

Homenagem a Lula no Carnaval do Rio tem alerta do TSE

Homenagem a Lula no Carnaval do Rio tem alerta do TSE e orientações do governoFoto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação/ND Mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve acompanhar neste domingo (15), no Sambódromo da Sapucaí, o desfile da Acadêmicos de Niterói, que leva à avenida um samba-enredo inspirado em sua trajetória política.

A homenagem ocorre em meio a divergências entre aliados sobre possíveis efeitos políticos do evento e após alertas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre risco de irregularidades eleitorais, apesar de ações que tentavam barrar o desfile terem sido rejeitadas.

A Acadêmicos de Niterói abre a primeira noite do Grupo Especial do Rio de Janeiro, com apresentação prevista para 22h. Lula deve assistir ao desfile no camarote da prefeitura.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, deve aparecer em um dos carros alegóricos, em participação apontada como inédita para uma anfitriã do Palácio da Alvorada em escolas do Rio

O enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil” também inclui um tributo à ex-primeira-dama Marisa Letícia (1950-2017), que será representada pela atriz Juliana Baroni.

Lula assiste a desfile em sua homenagem no Rio em meio a cautela e divisão entre aliadosFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação/ND MaisLula assiste a desfile em sua homenagem no Rio em meio a cautela e divisão entre aliadosFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação/ND Mais

Questionamentos, TSE e orientações no governo Lula

A homenagem motivou questionamentos de partidos de oposição, que acionaram a Justiça sob argumento de propaganda eleitoral antecipada, mas o TSE rejeitou os pedidos para impedir o desfile.

Ao tratar do tema, a presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, afirmou que o Carnaval não deve ser “fresta” para ilícitos eleitorais e indicou risco concreto de condutas que possam ser analisadas pela Justiça Eleitoral.

Segundo a Folha, no governo, houve orientação para que ministros e auxiliares não participem do desfile e para que eventuais idas ao evento ocorram sem uso de estrutura oficial, com custos arcados pelos próprios interessados, além de recomendação para evitar manifestações públicas em favor do governo no período.

Acadêmicos de Niterói leva enredo sobre Lula à Sapucaí; Janja e tributo a Marisa no desfileAcadêmicos de Niterói leva enredo sobre Lula à Sapucaí; Janja e tributo a Marisa no desfileFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação/ND Mais

Segundo a Folha relata que, nas semanas anteriores, o entorno presidencial se dividiu sobre ganhos e perdas de Lula aparecer no Carnaval em capitais como Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Entre as preocupações citadas estão a possibilidade de vaias e insultos em um ambiente com público variado e, ainda, receios de que um desempenho ruim da escola no desfile gere desgaste simbólico, enquanto outros aliados defendem a presença do presidente em festas populares como sinal de proximidade com a população.

Com informações da Folha de São Paulo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Zé Felipe entrega momento delicado em show: “O sofrimento vem e dá vontade de chorar”

Após meses separado de Ana Castela, o cantor desabafou durante apresentação no litoral sobre chorar…

Acidente em Cunha Porã deixa um morto e cinco feridos

Acidente em Cunha Porã deixa um morto e cinco feridosFoto: Divulgação/Redes Sociais/ND Mais Uma colisão…

Globo confirma transmissão importante em plena terça-feira de Carnaval; saiba qual

Nem só de folia vive o Carnaval. A Globo preparou uma programação especial para os…