Em um dia dedicado à troca de experiências e ao aprimoramento da gestão municipal, assessores de comunicação dos municípios da Região de Laguna estiveram na Grande Florianópolis, nesta quinta-feira, 4, para o Seminário de Comunicação Pública – Do Assessor ao Gestor, promovido pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM).
O evento, realizado na Univali – Campus Kobrasol, em São José, reuniu prefeituras de todo o estado com o propósito de melhorar como as gestões municipais comunicam suas ações e se conectam com os cidadãos.
Além do Assessor de Comunicação da AMUREL, César Graff, a região foi representada por colaboradores de Armazém, Grão-Pará, Imaruí, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e Tubarão.
O seminário destacou-se por seu formato dinâmico e conteúdo voltado diretamente aos desafios da gestão municipal. O evento contou com a curadoria do Instituto Perillo e teve como um dos palestrantes Fred Perillo, consultor reconhecido na área de comunicação pública.
Conforme ressaltou Fred Perillo, o objetivo do evento foi transformar a comunicação. “Comunicar bem não é só divulgar obras ou ações. É sobre construir significado. A comunicação pública precisa deixar de ser apenas informativa e se tornar inspiradora.”
O Diretor Executivo da FECAM, Adriano Medeiros Caldas, reiterou que a comunicação é um pilar da boa gestão. “Uma prefeitura que comunica bem entrega mais resultados, porque gera confiança, aproxima o cidadão e fortalece a transparência.”
Durante o encontro, os participantes foram conduzidos por reflexões e dinâmicas sobre temas essenciais para a administração e o uso de ferramentas de gestão, incluindo:
- O novo gestor na era da influência.
- A nova liderança que comunica.
- Gestão de crises e relacionamento com a imprensa.
- O que pode e o que não pode na comunicação institucional em ano pré-eleitoral.
- Como estruturar a comunicação na prefeitura.
O seminário integrou o esforço da FECAM para profissionalizar a comunicação nas administrações municipais, estimulando o diálogo entre técnicos e gestores e reforçando a importância de uma comunicação mais humana, estratégica e institucionalmente forte.
Com informações: FECAM

