A centenária São Silvestre, uma das mais tradicionais provas de corrida do mundo, vai contar com uma personagem genuinamente manezinha percorrendo os 15km da cidade de São Paulo neste dia 31 de dezembro.
De forma divertida e representativa, um grupo de corredores de uma academia do Campeche levará para a São Silvestre uma bernunça, tradicional personagem do boi-de-mamão.
Isso mesmo, serão 20 atletas correndo de forma conjunta formando uma imensa bernunça nada discreta, já que tem a cor verde limão da equipe Move On.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
“O projeto iniciou em junho deste ano, com a ideia de fazer uma fantasia para a São Silvestre que representasse Florianópolis e a gente viu que a bernunça seria a melhor personagem, pois é única da nossa cultura. Nenhuma outra cultura do brasil tem uma bernunça representando os seus costumes”, contou Ramon Dambroz.
A engenharia para correr com a bernunça na São Silvestre envolve a pessoa que segura a cabeça e outras 19 que correm e fazem o ‘corpo’ da personagem. Ana Martins, que também vai participar da prova, falou sobre a experiência que vão passar.
“A princípio fiquei um pouco receosa porque são 20 pessoas ali, então tem um perigo, quem já foi na São Silvestre sabe o quanto é lotado, mas tivemos um treino (risos) e deu tudo certo. Vai ser muito legal levar a bernunça, o nosso folclore, e lá vão encontrar a nossa bernunça”.
Grupo vai correr a São Silvestre com uma bernunçaFoto: Bruno Ruy/Move On/Divulgação/ND MaisHorário da São Silvestre
A São Silvestre completa sua centésima edição em 2025 e também irá bater o recorde de atletas, já que mais de 50 mil corredores estão inscritos para a prova. A corrida começa às 7h25 com PCDs e os cadeirantes.
Às 7h40 larga a elite feminina, composta por atletas de ponta de vários países. Às 8h05 larga a elite masculina em dois pelotões, A e B, por nível técnico, com os mais rápidos à frente. Depois, vêm os outros pelotões com o público geral.