A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta terça-feira (27) a profissionalização dos árbitros para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2026.
Os profissionais vão ter um contrato de trabalho com a entidade máxima do futebol brasileiro com duração de um ano.
Ao todo, são 72 árbitros que serão escalados em todos os jogos do Brasileirão (380 partidas), 20 sendo árbitros principais, 40 assistentes e 12 no VAR.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
“Trata-se de uma mudança estrutural profunda e necessária, pedida há décadas por todos aqueles que amam nosso esporte. É um movimento que segue as melhores práticas de outras grandes federações do mundo. Uma pauta que precisava ser estudada com todos os setores do futebol e implementada com firmeza, mas que estava adormecida aqui na CBF. Como em outros casos, essa nova gestão resolveu encarar o desafio”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud.
Com 10 jogos por rodada, uma escala será atualizada a cada rodada. Os profissionais também poderão apitar jogos da Copa do Brasil e de divisões de acesso.
Entre os designados à CBF, estão os árbitros da FCF (Federação Catarinense de Futebol), Bráulio da Silva Machado e Ramon Abatti Abel, os assistentes Thiago Labes, Alex dos Santos e Gizeli Casaril, e os profissionais do VAR, Rodrigo D’Alonso, Charly Wendy e Wagner Reway.