Search
Close this search box.
  • Home
  • Entretenimento
  • Ex-atores da Globo entram na Justiça após sucesso de clássicos no streaming

Ex-atores da Globo entram na Justiça após sucesso de clássicos no streaming

O sucesso das reprises de novelas e programas clássicos no Globoplay vem trazendo um efeito colateral inesperado para a Globo.

Globo
Globo é alvo de ações de ex-atores do canal (Imagem: Reprodução / Globo)

Longe de gerar apenas nostalgia no público, o desempenho dessas produções no streaming passou a motivar ações judiciais de ex-atores e atrizes, que alegam não receber valores justos pelas reexibições em plataformas digitais.

Somente no último ano, ao menos três processos foram abertos contra a emissora, todos questionando contratos antigos, firmados em um período no qual o streaming sequer existia. A informação é do F5

Victor Fasano aciona a Globo na Justiça

O caso mais recente envolve o ator Victor Fasano, conhecido por trabalhos marcantes em novelas como Barriga de Aluguel, O Clone e Caminho das Índias. Segundo documentos obtidos pela imprensa, Fasano entrou com uma ação judicial contra a Globo especificamente por causa da disponibilização de O Clone no streaming.

No processo, o ator afirma ter recebido valores considerados baixos pela entrada da novela no catálogo digital e pede uma revisão contratual. A Justiça do Rio de Janeiro já notificou a emissora e aguarda a apresentação da defesa. Procurada, a Globo informou que não comenta processos em andamento.

Caso de Maria Zilda Bethem abriu precedente

A iniciativa de Victor Fasano foi inspirada em ações anteriores, principalmente a da atriz Maria Zilda Bethem, que tem mais de 50 anos de carreira. Ela atuou em produções como Caras e Bocas, Ti-Ti-Ti e Êta Mundo Bom.

Globo é processada (Imagem: Reprodução / Globo)Globo é processada (Imagem: Reprodução / Globo)
Globo é processada (Imagem: Reprodução / Globo)

O processo de Maria Zilda, que ainda tramita no Tribunal de Justiça do Rio, é considerado pioneiro. A atriz alega que manteve contrato com a Globo por cerca de 40 anos, período em que não existiam cláusulas específicas prevendo remuneração por reprises em TV paga ou streaming.

Em entrevista concedida ao F5 no ano passado, ela foi direta: “O que a Globo faz é se apoiar na força dos contratos para perpetuar uma lógica de apropriação indevida. Ela se apossou dos meus sucessos antigos e segue lucrando com eles.”

Outro caso que veio à tona envolve o cantor Conrado, sucesso nos anos 1980. Ele afirma não ter recebido pagamentos por reexibições do humorístico Os Trapalhões, no qual atuou entre 1990 e 1994. A ação também corre na Justiça do Rio de Janeiro.

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida

Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Avaí se reapresenta e inicia preparação para jogo decisivo na Ressacada

O Avaí se reapresentou na tarde desta segunda-feira (2) e iniciou a preparação para o…

Quem saiu do BBB 26 nesta terça-feira (3)

Brigido é eliminado do BBB 26.Foto: Globo/Manoella Mello O terceiro eliminado do BBB 26 foi…

Cíntia Dicker revela ter desmaiado antes de ensaio técnico do Salgueiro: “Muito nervosa”

Uma das musas do Salgueiro no Carnaval, a modelo Cíntia Dicker, revelou que chegou a…