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F1: após penalizações, veja como ficou grid do Bahrein

Após os comissários de prova analisarem as irregularidades no Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1, houve alteração no grid final da corrida. Entre os investigados estão Carlos Sainz, da Williams, George Russell, da Mercedes, Jack Doohan, da Alpine, Liam Lawson, da Racing Bulls, e Nico Hulkenberg, da Kick Sauber. Confira as justificativas para as absolvições e punições:

Carlos Sainz

O espanhol foi penalizado com 10 segundos por forçar Kimi Antonelli a sair da pista. A direção equivocou-se ao considerar que ele não havia pagado a punição antes de abandonar a corrida – ele teve a lateral do carro danificada após colisão com Yuki Tsunoda – e emitiu uma nova penalização com perca de três posições no grid de largada da próxima corrida. Posteriormente, a entidade reconheceu o erro e voltou atrás na decisão.

George Russell

A conexão entre o sistema de ativação automática do DRS (Drag Reduction System, em português ‘Sistema de Redução de Arrasto’) e o carro do inglês falhou, devido a problemas com um circuito de cronometragem fornecido por uma empresa externa. Com isso, o DRS foi ativado não intencional durante um percurso de 37 metros em uma reta de aproximadamente 700 metros.

Embora, a princípio, ele tenha ganhado 0,02 segundos, Russell veio a perder 0,28 segundos na curva seguinte para compensar. Assim, embora tecnicamente tenha ocorrido uma violação, os comissários decidem que, como não houve vantagem esportiva, nenhuma penalidade deveria ser imposta.

Jack Doohan

O australiano escapou da pista em três ocasiões sem motivo justificável e recebeu bandeirada preta e branca, sinalizando que uma nova reincidência resultaria em advertência. O fato voltou a se repetir e ele recebeu 5 segundos de penalidade por violar o artigo 33.3 do Regulamento Técnico da FIA de Fórmula 1.

Liam Lawson

O neozelandês foi punido por duas situações. A primeira, de 5 segundos por não dar espaço de um carro para Lance Stroll em disputa por posição, o que resultou em um choque entre eles. Posteriormente, Lawson colidiu com a lateral do automóvel de Nico Hulkenberg na curva 1. Por essa ação, a penalização recebida foi de 10 segundos.

Nico Hulkenberg

Após a corrida, a montagem da prancha do carro do alemão foi medida em três pontos diferentes da periferia (arco interno). Os comissários constataram que ela media 8,4 mm a esquerda, 8,5 mm na linha central do carro e 8,4 mm a direita, o que é inferior a espessura mínima de 9 mm especificada no Artigo 3.5.9 e) do Regulamento Técnico.

Durante a audiência, o representante da equipe confirmou que a medição está correta e que todos os procedimentos necessários foram realizados corretamente. A Kick Sauber reconheceu que se tratou de um equívoco da equipe e Hulkenberg foi desclassificado da prova como orienta as normas da categoria.

Confira como ficou a classificação final após as penalizações:

Relatório da Federação Internacional do Automobilismo (FIA). Foto: Reprodução/FIA

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