Segurança
Ação cumpre mandados em 5 estados e mira esquema de tráfico e lavagem de dinheiro com prejuízo estimado em R$ 35 milhões
Publicado em
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (FICCO/SC) deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), a Operação É TETRA, com o objetivo de desarticular facções criminosas envolvidas com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação ocorre de forma simultânea em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Em Santa Catarina foram cumpridos mandados em Criciúma (5), Içara (2), Tubarão (2), Grande Florianópolis (1), Itapema (1), Balneário Camboriú (3), Camboriú (2), São Francisco do Sul (2), Campo Alegre (1) e Penha (1).
Ao todo, estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores de investigados e empresas ligadas ao grupo criminoso, até o limite de R$ 35 milhões.
As investigações começaram em setembro de 2023, a partir da análise de dados obtidos durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão e da prisão de um foragido da operação “Trinca de Ases”, da Polícia Federal. O homem residia no interior de São Paulo utilizando documentos falsos.
Em 16 de abril de 2024, outra etapa das apurações resultou na prisão em flagrante de um integrante do grupo, que transportava 33 quilos de cocaína. No decorrer das investigações, foi constatada uma sofisticada estrutura de pessoas físicas e jurídicas utilizada para movimentar recursos ilícitos e lavar dinheiro do tráfico.
A FICCO/SC é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil de Santa Catarina e Secretaria de Justiça e Reintegração Social do Estado. A força-tarefa atua de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.