O despejo ilegal de esgoto diretamente na Praia da Enseada acendeu o alerta da Prefeitura de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, que iniciou uma força-tarefa para identificar e corrigir ligações clandestinas na rede de drenagem.
Durante as primeiras vistorias técnicas, foram encontradas ao menos três tubulações despejando esgoto in natura no mar. A fiscalização atua no sistema de esgotamento sanitário dos balneários e o abastecimento de água na Vila da Glória e na Estação de Tratamento de Água do Rocio Grande.
A ação é coordenada pela Aris (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento) em conjunto com o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e a concessionária Águas de São Francisco do Sul.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Esgoto em praia foi imediatamente fechado
Diante da gravidade da situação, os pontos foram imediatamente fechados para interromper a contaminação da faixa de areia e da água, que vinha causando impactos ambientais e preocupação com a balneabilidade da praia.
Segundo a prefeitura, as conexões irregulares utilizavam a rede pluvial destinada exclusivamente à água da chuva para o descarte de esgoto doméstico. Com a fiscalização, o objetivo é eliminar completamente esse tipo de ligação e garantir que apenas a água pluvial seja conduzida até a orla.
As equipes seguem percorrendo a Rua Santa Catarina e as vias do entorno para mapear novos pontos irregulares. A expectativa é que, com a correção das ligações clandestinas, a Praia da Enseada tenha condições ambientais e segurança para moradores e turistas que frequentam a região.
-
1 de 3
Praia da Enseada, em São Francisco do Sul – Ricardo Alves/NDTV Record JOinville
-
2 de 3
Praia da Enseada, em São Francisco do Sul – Ricardo Alves/NDTV Record JOinville
-
3 de 3
Praia da Enseada, em São Francisco do Sul – Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação