Um homem foi preso na tarde desta quinta-feira (22) depois de ter sido flagrado com um adesivo de uma suástica nazista colado no vidro do seu carro. O caso ocorreu em Araranguá, cidade localizada no Extremo Sul de Santa Catarina (Amesc).
O automóvel estava circulando pelas ruas da cidade e chamou a atenção de moradores. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu identificar o proprietário, que foi preso e levado até a Central de Flagrantes da Polícia Civil.
Carro adesivado com suástica nazista em SC continha a frase “Brasil Guerra Civil Já”
Além do símbolo nazista, o automóvel também estava adesivado com a frase: “Brasil Guerra Civil Já” colado no vidro traseiro. Logo abaixo, no porta-malas, estavam colados adesivos das bandeiras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
O carro foi encontrado pelos policiais estacionado, trancado e sem ninguém dentro. Funcionários que estavam próximo do local relataram que o motorista deixou o veículo, um Chevrolet Classic, no local por causa de uma pane mecânica.
Polícia Militar prendeu o proprietário do automóvel e o levou até a Central de FlagrantesFoto: Divulgação/ND MaisAinda de acordo com a PM, imagens de uma câmera de segurança mostram o motorista, um homem de meia idade com barba e cabelo branco, abandonando o carro na rua em questão. Ele foi identificado, preso e levado até a Polícia Civil.
Motorista encomendou o adesivo e decidiu mantê-lo mesmo depois de avisado
De acordo com o delegado Adriel Alves, responsável pelo caso, o homem foi preso com base na lei que trata sobre o crime de racismo e apologia ao nazismo. O indivíduo, durante interrogatório, informou ainda que foi ele mesmo quem encomendou os adesivos.
“Ele disse que o veículo é de sua propriedade e que ele mesmo encomendou e colou os adesivos no carro. Teria sido avisado por familiares que teria problemas com relação a esse adesivo, mas mesmo assim preferiu deixá-los no automóvel”, comentou o delegado.
Ainda segundo Adriel, o homem segue preso e à disposição do poder judiciário. Ele aguarda a audiência de custódia.
Registro não é o primeiro no Sul de SC
Essa não é a primeira vez que um símbolo nazista levou a prisão de uma pessoa no Sul de Santa Catarina. Em 2025, uma megaoperação em quatro estados também levou autoridades a uma casa em Cocal do Sul, onde foram encontrados diversos materiais de apologia ao nazismo.