Bianca Zanella, de Curitiba, caiu de 70 metros em mirante próximo a Praia Grande; acidente reacende debate sobre segurança
Publicado em
A menina Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, morreu após cair de uma altura de 70 metros no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS), na tarde desta quinta-feira (10). O acidente ocorreu em uma região que integra o Parque Nacional da Serra Geral, próximo à divisa com Santa Catarina, na fronteira com Praia Grande.
A criança, natural de Curitiba, estava acompanhada dos pais quando saiu correndo e despencou do mirante. O pai tentou alcançá-la, mas não conseguiu. As equipes de resgate localizaram o corpo com a ajuda de um drone com tecnologia térmica após 10 horas de buscas.
Operação envolveu equipes de SC e RS
O resgate mobilizou equipes dos Corpos de Bombeiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de um helicóptero da Polícia Civil. Equipes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão se deslocando para o município de Cambará do Sul para prestar mais auxílio, conforme informaram os bombeiros.
A região onde ocorreu o acidente faz parte do complexo de unidades de conservação que abrange municípios catarinenses. O parque nacional da Serra Geral é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza situada na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com território distribuído pelos municípios de Cambará do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande.
Praia Grande é porta de entrada para os cânions
Praia Grande, junto ao município de Cambará do Sul (RS), são os únicos no país a abrigar dois Parques Nacionais em uma só cidade. O município catarinense é conhecido como “Capital dos Canyons” e serve como base para visitantes que exploram as formações geológicas da região.
O Cânion Fortaleza é uma das principais atrações turísticas da Serra Geral, oferecendo trilhas e mirantes para contemplação da natureza. Suas principais atrações são as trilhas do Mirante do Fortaleza, da Pedra do Segredo e da Borda dos Cânions.
Turismo de aventura exige cuidados
O acidente evidencia os riscos inerentes ao turismo de aventura na região, que atrai milhares de visitantes anualmente aos cânions catarinenses e gaúchos. A família da criança, natural de Curitiba, estava fazendo um lanche próximo a um dos mirantes quando ocorreu o acidente.
A administração do parque, sob concessão da empresa Urbia, informou que concentra esforços no apoio às autoridades e presta suporte à família. O Parque Nacional da Serra Geral é aberto ao público de terças a domingos, das 8 às 17 horas.
Este caso reforça a importância da vigilância constante em áreas de risco e da necessidade de medidas de segurança adequadas para visitantes com necessidades especiais nas unidades de conservação que integram o território catarinense.