Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Ilha do Campeche passa a contar com câmeras para fiscalizar visitação

Ilha do Campeche passa a contar com câmeras para fiscalizar visitação

A Ilha do Campeche, uma das principais Unidades de Conservação de Florianópolis, já conta com câmeras de videomonitoramento em funcionamento para auxiliar na fiscalização do embarque e desembarque de visitantes. A medida reforça o controle do acesso ao local e amplia as ferramentas de combate a irregularidades ambientais.

Com o apoio da tecnologia, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) passou a ter a possibilidade de lavrar autos de Infração Ambiental de forma remota, sem a necessidade da presença física de fiscais na ilha. O sistema permite o acompanhamento em tempo real das atividades, garantindo maior agilidade e eficiência na fiscalização.

Presença de fiscais será mantida

Apesar da implantação das câmeras, a Floram e a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) seguirão com presença constante na Ilha do Campeche. As equipes continuam responsáveis pela verificação de vouchers de acesso, conferência da lista de passageiros e fiscalização da regularidade das embarcações que realizam o transporte de visitantes.

A combinação entre tecnologia e atuação presencial busca garantir o cumprimento das regras de visitação, preservando o patrimônio natural e evitando impactos ambientais na área protegida.

Segunda fase da Operação Ilha Legal

Na última sexta-feira (19), forças de segurança realizaram mais uma ação da Operação Ilha Legal, voltada à fiscalização e ao ordenamento da visitação na Ilha do Campeche. A operação contou com a participação da Floram e o apoio da Guarda Municipal, Procon, Polícia Civil e Polícia Militar.

Durante a ação, foram verificados vouchers de acesso, listas de passageiros e a regularidade das embarcações autorizadas. Segundo os órgãos envolvidos, não foram constatadas irregularidades, o que reforça a importância das operações preventivas para a proteção ambiental da Unidade de Conservação.

As ações de fiscalização seguem de forma contínua, especialmente durante os períodos de maior fluxo de visitantes, com o objetivo de assegurar o uso sustentável da ilha e o cumprimento da legislação ambiental.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quadricolor se reapresenta no CT Ninho do Marreco e visa vaga na semifinal do Estadual

O Brusque realizou, nesta terça-feira (03), uma sessão de treinamento com foco em organização ofensiva…

“Fizemos o melhor primeiro ano de mandato das últimas décadas”, afirma prefeito Estêner Soratto

O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto (PL), esteve presente na manhã desta terça-feira (03) no…

Cela Lopes despista sobre possível novo projeto no SBT: “Vão ter que esperar pra ver“

A influenciadora digital Cela Lopes falou sobre rumores envolvendo seu futuro profissional no SBT durante…