Horas depois de determinar a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para a Papudinha, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que “hoje já fiz o que tinha que fazer” durante discurso na colação de grau da 194ª turma de Direito da USP, na noite de quinta-feira (15), em São Paulo, sob aplausos do público.
Em tom informal, Moraes discursou na USP durante colação de grau do curso de Direito e brincou com os formandos. “Vocês percebem que ninguém cumpriu os três minutos, quase tive que tomar algumas medidas”, disse. Em seguida, ironizou: “Mas me contive hoje, acho que hoje já fiz o que tinha que fazer”, arrancando aplausos dos presentes.
Alexandre de Moraes durante o seu momento de fala na colação do curso de direito na USPVídeo: @paulodetarsog/X/Reprodução/ND Mais
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Moraes discursou na USP durante colação do curso de direito
Segundo a Revista Oeste, a declaração foi feita no mesmo dia em que Moraes determinou a transferência de Bolsonaro para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, unidade que integra o Complexo Penitenciário da Papuda, conhecida como Papudinha.
Moraes discursou na UPS como patrono da turma e afirmou que os formandos do Largo São Francisco — onde fica a Faculdade de Direito da USP — devem ser mais do que profissionais do Direito.
“Temos uma responsabilidade daqueles que lá atrás lutaram pela República”, disse o ministro, citando como exemplos a atuação de ex-alunos contra o governo Getúlio Vargas e na Revolução Constitucionalista de 1932.
A cerimônia ocorreu no Vibra São Paulo, na região de Santo Amaro, conforme registro da plataforma Blacktag, responsável pela organização do evento.
Moraes discursou na USP durante colação de grau do curso de Direito – Foto: USP/Reprodução/ND maisNo início do discurso, Moraes cumprimentou a diretora da Faculdade de Direito da USP, Ana Elisa Bechara, eleita para a gestão 2026–2030, e parabenizou os oradores da turma, Ana Luísa e Lucas. Um dos oradores, Lucas, publicou registros da colação em suas redes sociais na mesma noite.
Trechos do discurso foram gravados por diferentes pessoas e divulgados nas redes sociais, mostrando o ministro no palco sob ângulos variados. A produtora responsável pela captação audiovisual do evento também publicou imagens da cerimônia em que Moraes discursou na USP.
Ao longo da fala, o ministro lembrou a própria formatura. “Eu sou da turma de 90”, disse, acrescentando que isso foi “há um pouquinho mais de 35 anos”. Ele também mencionou que a Faculdade de Direito da USP completará 200 anos em agosto de 2027.
Jair Bolsonaro foi transferido para a Papudinha; horas depois, Moraes discursou na USPFoto: Ton Molina/STF/Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/ND MaisMoraes discursou na USP horas após transferência de Bolsonaro para a Papudinha
A decisão de transferir Bolsonaro para a Papudinha ocorre após uma série de medidas adotadas por Moraes no processo da chamada suposta trama golpista.
Em setembro, a 1ª Turma do STF condenou o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, deterioração de patrimônio público e dano qualificado.
Em 22 de novembro, Moraes decretou a prisão preventiva de Bolsonaro, não com base direta na condenação, mas no fato de o ex-presidente ter tentado romper a tornozeleira eletrônica enquanto estava em prisão domiciliar. Desde então, ele estava sob custódia na Superintendência da Polícia Federal.
A transferência foi determinada mesmo diante do estado de saúde de Bolsonaro. Ele sofreu um atentado a faca em 2018 e passou por 15 cirurgias desde então.
Registros pós-cirúrgicos de Bolsonaro; Moraes discursou na USPFoto: @carlosbolsonaro/Instagram/Reprodução/ND MaisRecentemente, ficou internado no Hospital DF Star durante o Natal e o Réveillon, quando realizou quatro cirurgias para corrigir duas hérnias inguinais e tratar bloqueios do nervo frênico. No último dia 6, já de volta à custódia da Polícia Federal, sofreu um traumatismo craniano após cair da cama depois de passar mal.
*Com informações da revista Oeste