Um raio atingiu um poste no meio da concentração de manifestantes que aguardavam a chegada do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), na Praça do Cruzeiro, em Brasília, na tarde deste domingo (25). A descarga atmosférica provocou cenas de desespero e deixou dezenas de pessoas feridas.
Em entrevista ao Portal ND Mais em Brasília, o capitão Robson Santos, do CBM-DF (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal) informou que 72 vítimas foram atendidas no local. Destas, 30 precisaram ser transportadas para hospitais, e oito foram especificamente atingidas pelo raio. Não há informações sobre mortos até o momento.
Mais de 70 vítimas atingidas por raio em caminhada de Nikolas Ferreira
“Dentro dessas oito, havia vítimas com estado de saúde grave, com queimaduras pelo corpo e outras lesões. No momento, não tenho o quadro atualizado dos hospitais, mas eram vítimas em situação instável e que necessitaram de transporte imediato”, afirmou o capitão Robson, oficial responsável pelo atendimento na área da Praça do Cruzeiro.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Repórter do ND Mais em Brasília, Henrique Lessa, entrevistou o capitão Robson Santos, responsável pelo atendimento às vitimas atingidas por raio em caminhada de Nikolas FerreiraVídeo: Henrique Lessa/ND Mais
Segundo o bombeiro, as oito pessoas atingidas diretamente pela descarga não estavam conscientes e orientadas no momento do resgate. O capitão explicou que ainda não há informação se todas estão em estado grave.
O atendimento contou com diversas viaturas do Corpo de Bombeiros e do Samu. Macas não paravam de chegar com feridos, alguns desacordados. Diante da gravidade da ocorrência, novas ambulâncias foram acionadas para reforçar o transporte das vítimas.
Raio atinge caminhada de Nikolas Ferreira em BrasíliaVídeo: Reprodução/jornal O Povo/X/ND Mais
“O Corpo de Bombeiros já estava no local com efetivo reforçado por conta de outra operação na cidade. Isso dobrou nossa capacidade de resposta e foi fundamental para o atendimento rápido”, destacou o Capitão Robson. No mesmo dia, Brasília registrou também a implosão de um prédio, o que mobilizou equipes de emergência em duas grandes ocorrências simultâneas.
Um dos manifestantes, Aneilton Alves Farias, é catarinense de Rio do Sul, no Sul do estado, e narrou os momentos de desespero vividos por quem esperava a chegada da caminhada de Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal, na Praça do Cruzeiro.
-
1 de 4
Raio deixa feridos em Brasília – Henrique Lessa/ND Mais
-
2 de 4
Manifestação em Brasília – Henrique Lessa/ND Mais
-
3 de 4
Raio deixa feridos em Brasília – Henrique Lessa/ND Mais
-
4 de 4
Ato reúne milhares de manifestantes em Brasília neste domingo (25) – Luís/ND
Por medida de segurança, foi determinada a retirada do sistema de som e dos guindastes que sustentavam bandeiras do Brasil no local do ato. Até o momento, não há estimativa oficial do público presente — número que deverá ser divulgado posteriormente pela Polícia Militar.