Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Moradores de SC são alvos de ação conjunta para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil

Moradores de SC são alvos de ação conjunta para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil

Em uma ofensiva nacional contra o extremismo, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), por meio do CyberGAECO, deflagrou nesta sexta-feira (31) a Operação Nuremberg, com o objetivo de desarticular um dos grupos neonazistas mais organizados e violentos em atividade no Brasil.

A ação, coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina, cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em quatro Estados — Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Sergipe —, os alvos são residentes em cidades como Cocal do Sul, Jaraguá do Sul, além de São Paulo, Campinas, Curitiba e Aracaju.

Durante as buscas, os agentes apreenderam materiais de apologia ao nazismo, além de armas brancas, facas e “socos ingleses”, reforçando o potencial de violência do grupo investigado.

Rede articulada e hierarquizada

As investigações revelaram que os integrantes — homens e mulheres de diferentes idades e formações — atuavam de forma estruturada e com forte presença digital, difundindo discursos de ódio, antissemitismo e supremacia branca em fóruns virtuais e redes sociais.

O grupo se autodenominava skinhead neonazista e adotava como símbolo o “Sol Negro”, associado à ideologia ariana e à violência. Além da propaganda extremista, havia rituais de “batismo”, confecção de camisetas exclusivas, cobrança de mensalidades e reuniões presenciais voltadas ao recrutamento e planejamento de ações.

Força-tarefa interestadual

A operação contou com o apoio dos Ministérios Públicos de São Paulo, Paraná e Sergipe, além da Polícia Civil de São Paulo, evidenciando o esforço conjunto de diferentes órgãos no combate ao extremismo e ao crime organizado.

O nome “Nuremberg” foi escolhido em referência aos Julgamentos de Nuremberg, que responsabilizaram criminosos nazistas após a Segunda Guerra Mundial — uma alusão simbólica à luta contra a intolerância e o ódio que a operação representa.

Compromisso com a segurança pública

Em nota, o Ministério Público de Santa Catarina reforçou que “discursos de ódio, antissemitismo e incitação à violência não serão tolerados”, destacando que o trabalho do CyberGAECO continuará para identificar e responsabilizar todos os envolvidos.

Os materiais apreendidos serão analisados pela Polícia Científica, e as investigações seguem sob sigilo, com novas informações a serem divulgadas conforme o avanço dos trabalhos.

“A Operação Nuremberg é um passo firme na defesa da sociedade e do Estado Democrático de Direito”, conclui o MPSC.

FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Adolescente é apreendido duas vezes em menos de três dias por tráfico em Balneário Camboriú

Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Polícia Militar duas vezes em menos de…

Tagarela! Mavie, filha de Neymar e Biancardi, encanta a web ao detalhar passeio no shopping

Bruna Biancardi derreteu os seguidores na noite de quinta-feira (30/10) ao dividir um momento pra…

Sorvete contaminado é recolhido em Santa Catarina após detecção de bactéria

A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS) de Santa Catarina determinou a apreensão, o recolhimento e…