Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Moraes vota por condenar Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

Moraes vota por condenar Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

O julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023 teve um novo capítulo nesta terça-feira (9). O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus. Para Moraes, não há dúvida de que o país esteve próximo de uma ruptura institucional, com risco real de instalação de uma ditadura.

Em seu voto, o ministro classificou Bolsonaro como líder de uma organização criminosa que, por meio de discursos, lives e entrevistas, buscou desacreditar as urnas eletrônicas, insuflar apoiadores e criar condições para inviabilizar a posse do governo eleito. Moraes também destacou mensagens e falas de ex-ministros, como Walter Braga Netto, que, segundo ele, funcionaram como “confissões explícitas” de uma tentativa de golpe.

O relator rejeitou todos os pedidos da defesa, que alegavam nulidades processuais e cerceamento de defesa. Para Moraes, as provas reunidas — incluindo depoimentos, registros de agendas oficiais e materiais apreendidos — confirmam a atuação coordenada para abalar o Estado Democrático de Direito.

Apesar da gravidade das acusações, os dois motoristas foram socorridos sem risco imediato à vida.

O julgamento segue até sexta-feira (12), com os votos dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A decisão final definirá as penas e os desdobramentos jurídicos para Bolsonaro e os demais acusados.

Em Santa Catarina, onde Bolsonaro sempre obteve votações expressivas, o julgamento tem repercussão política direta. Lideranças locais acompanham o processo com atenção, uma vez que eventual condenação pode impactar o cenário eleitoral e o alinhamento de partidos e movimentos que ainda mantêm forte apoio ao ex-presidente.


📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

A cada três horas, uma mulher sofre violência doméstica em Tubarão

Apesar do último feminicídio registrado em Tubarão ter ocorrido em setembro de 2023, há praticamente…

Resumo de As Filhas da Senhora Garcia: Próximo capítulo da novela, quarta-feira, 10 de setembro

No Capítulo 048, de As Filhas da Senhora Garcia, exibido nesta quarta-feira, 10 de setembro,…

Trabalhador morre em acidente na Baly Brasil, em Tubarão

Um trabalhador morreu na manhã desta terça-feira (9) em um acidente de trabalho registrado em…