Dois estados do país estão na rota de tempestades severas nesta quinta-feira (29), em razão da chegada de um novo ciclone à costa das regiões Sul e Sudeste.
De acordo com o modelo europeu ECMWF, utilizado como referência pelo Meteored, há alerta para chuvas volumosas em Santa Catarina e no Paraná.
Novo ciclone aumenta risco de tempestades no Sul
Além da chuva intensa, o sistema pode provocar queda de granizo e acumulados que chegam a 90mm em 24 horas, principalmente no Nordeste do Paraná.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
As tempestades começam ainda durante a madrugada no Sul do Rio Grande do Sul e avançam em direção a Santa Catarina.
Modelo ECMWF indica risco de tempestades na tarde desta quinta-feira (29)Foto: Meteored/ND MaisA partir da tarde, as precipitações ganham força e se espalham por áreas catarinenses e paranaenses. A atuação de uma área de baixa pressão associada a um cavado em médios níveis da atmosfera, somada ao calor e à umidade, favorece a formação de temporais, segundo o Climatempo.
As temperaturas seguem elevadas na maior parte da região, com marcas mais amenas em áreas de serra, no litoral e no Sul do Paraná e de Santa Catarina.
São esperadas rajadas de vento entre 40 e 50 km/h. As áreas com alerta mais severo incluem o Oeste e o Leste de Santa Catarina e do Paraná. A possível ocorrência de granizo, de acordo com o Meteored, está associada a descargas elétricas, ventos fortes e precipitação intensa ao longo do dia.
Os volumes de chuva podem se aproximar ou até ultrapassar os 50mm no Leste de SC e nas regiões Leste, Centro-Sul e Centro-Norte do Paraná. A recomendação é evitar áreas abertas durante as tempestades, não se abrigar sob árvores ou estruturas que possam cair com o vento e nunca atravessar áreas alagadas.