Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Papa Leão XIV defende o acolhimento aos pobres e estrangeiros em sua 1ª Missa do Galo

Papa Leão XIV defende o acolhimento aos pobres e estrangeiros em sua 1ª Missa do Galo

Papa Leão XIV celebrou uma missa especial nesta quarta-feira (24) véspera de Natal. Foto: Vatican News/Reprodução/ND

O Papa Leão XIV defendeu o acolhimento aos pobres, estrangeiros e crianças durante sua 1ª celebração da Missa do Galo como pontífice, realizada na noite desta quarta-feira (24) na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A cerimônia, tradicionalmente celebrada na véspera de Natal, marcou também um momento de forte posicionamento social e político do novo líder da Igreja Católica. As informações são do Estadão.

Mensagem de Natal do Papa Leão XIV

Em sua homilia, Papa Leão XIV retomou palavras ditas pelo antigo Papa Bento XVI em 2012, destacando a relação entre fé e compromisso com o próximo. Segundo o pontífice, não há espaço para uma sociedade que fecha as portas às pessoas mais vulneráveis.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

“Essas palavras do papa Bento XVI lembram-nos de que, na Terra, não há espaço para Deus se não há espaço para o homem. Não acolher um significa não acolher o outro. Em vez disso, onde há lugar para o homem, há lugar para Deus”, afirmou.

O Papa também ressaltou que o encontro com Jesus Cristo não acontece por meio do poder ou da grandeza, mas na atenção aos que sofrem. “Para encontrar o Salvador não é preciso olhar para cima, mas contemplar o que está aqui em baixo”, disse.

Críticas a políticas de exclusão e sinalização política nos EUA

Ainda neste mês, o Papa Leão XIV aceitou a renúncia do arcebispo conservador de Nova York, Timothy Dolan, e nomeou para o cargo um bispo conhecido por sua atuação em defesa de imigrantes, natural de Chicago, cidade natal do papa.

A Arquidiocese de Nova York é uma das maiores dos Estados Unidos, e a decisão foi vista como um gesto claro de oposição às políticas migratórias do governo do presidente Donald Trump.

Em novembro, o pontífice já havia endossado uma rara declaração da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos que criticava duramente a política de tolerância zero adotada pelo governo norte-americano em relação a imigrantes sem documentos.

Natal como fé, esperança e caridade

Durante a Missa do Galo, Leão XIV definiu o Natal como a “festa da fé, da caridade e da esperança” e fez críticas a modelos econômicos que tratam pessoas como mercadorias.

“Enquanto uma economia distorcida leva a tratar os homens como mercadoria, Deus torna-se semelhante a nós, revelando a infinita dignidade de cada pessoa”, afirmou.

O Papa concluiu destacando o simbolismo do nascimento de Jesus como mensagem de esperança aos mais vulneráveis: “Ele envia um bebê para que seja palavra de esperança perante a dor dos miseráveis, Ele envia um indefeso para que seja força para se levantarem perante a violência e a opressão”, disse.

Apelo por 24 horas de paz

Na terça-feira (23) ao responder perguntas de jornalistas, Papa Leão XIV lamentou a recusa da Rússia em aceitar uma trégua de Natal com a Ucrânia e renovou o pedido por ao menos 24 horas de paz.

“Faço mais uma vez este pedido a todas as pessoas de boa vontade para que respeitem, ao menos na festa do nascimento do Salvador, um dia de paz”, declarou.

O pontífice também comentou o conflito no Oriente Médio, lembrando a visita recente do cardeal Pierbattista Pizzaballa a Gaza, e disse esperar que os esforços por um acordo de paz avancem.

*Com informações do Estadão.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Avaí se reapresenta e inicia preparação para jogo decisivo na Ressacada

O Avaí se reapresentou na tarde desta segunda-feira (2) e iniciou a preparação para o…

Quem saiu do BBB 26 nesta terça-feira (3)

Brigido é eliminado do BBB 26.Foto: Globo/Manoella Mello O terceiro eliminado do BBB 26 foi…

Cíntia Dicker revela ter desmaiado antes de ensaio técnico do Salgueiro: “Muito nervosa”

Uma das musas do Salgueiro no Carnaval, a modelo Cíntia Dicker, revelou que chegou a…