A Polícia Civil de Navegantes prendeu nesta segunda-feira (9) o homem acusado de assassinar o colombiano Mario Andres Mona Ramirez, de 37 anos. O crime ocorreu em 30 de agosto, no bairro São Domingos, e chocou a comunidade local pela brutalidade. A vítima foi atacada com 14 facadas nas costas, após uma discussão com o vizinho.
De acordo com as investigações conduzidas pelo delegado Osnei Valdir, a motivação do homicídio está ligada a uma ofensa direcionada à companheira de Mario, que está grávida. O autor do crime teria a chamado de “vagabunda” e outros insultos, o que deu início à discussão. Após o ataque, o suspeito fugiu e permaneceu foragido por dez dias até ser localizado e preso.
Mario foi socorrido com vida, mas morreu no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, na mesma noite. Natural de Barrancabermeja, na Colômbia, ele vivia há nove anos no Brasil e era proprietário de uma barbearia em Navegantes. Tinha um filho e aguardava o nascimento de outro com a atual companheira.
Sem recursos para trasladar o corpo ao país de origem, a família sepultou Mario em Navegantes. Uma campanha online arrecadou fundos para que a irmã da vítima pudesse viajar ao Brasil e participar do velório. O caso ganhou repercussão na imprensa colombiana, sendo noticiado pelo jornal El Tiempo.
A prisão do acusado representa o desfecho de uma resposta rápida por parte das autoridades de Santa Catarina diante de um crime com forte impacto social na cidade e entre a comunidade migrante.