Santa Catarina deve enfrentar temporais isolados com chuva pontualmente intensa entre a sexta-feira (09) e o sábado (10) por conta do primeiro ciclone de 2026 que segue atuando no oceano.
A instabilidade, que se intensifica principalmente entre a tarde e a noite, traz risco moderado a elevado para alagamentos, enxurradas, ventos fortes e queda de granizo em diferentes regiões do estado, segundo a Defesa Civil.
Primeiro ciclone de 2026 vira o tempo do avesso em SC entre sexta e sábado
A sexta-feira (09) inicia com tempo firme e temperaturas em elevação em todas as regiões. No entanto, a partir da tarde, a condição muda com o avanço da instabilidade atmosférica. Estão previstas tempestades localizadas entre a tarde e a noite, com risco moderado para alagamentos em todo o estado.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
As condições adversas são provocadas pela formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, afastado do território catarinense. Mesmo distante, o sistema atua perturbando a atmosfera e favorecendo o aumento das áreas de instabilidade, intensificando as chuvas em Santa Catarina.
O primeiro ciclone de 2026 segue atuando no oceanoFoto: Piter Scheuer/ND MaisRisco aumenta no sábado
No sábado (10), o ciclone se afasta em direção ao oceano, mas ainda influencia o tempo no estado. Há risco de temporais em todas as regiões, principalmente entre a tarde e a noite.
O risco é mais elevado nas áreas do Meio-Oeste ao Litoral, onde podem ocorrer chuva intensa, alagamentos e enxurradas. Também não estão descartados ventos fortes e granizo, com possibilidade de destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Há risco de temporais em todas as regiões, principalmente entre a tarde e a noiteFoto: Defesa Civil/ND MaisDefesa Civil orienta população
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância de acompanhar os alertas e atualizações divulgados pelos canais oficiais. Durante os temporais, a recomendação é buscar abrigo em locais seguros, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Em caso de ventos intensos, a orientação é evitar áreas próximas a árvores, placas, muros e postes de energia. Já durante chuvas fortes com alagamentos, a Defesa Civil alerta para que a população jamais atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.