Search
Close this search box.

qual história da base naval abandonada em SC?

Ruínas da base naval da Ilha da Rita, usada durante a Segunda Guerra MundialFoto: Divulgação/@vigorelli_joinville/ND Mais

A Ilha da Rita, em São Francisco do Sul, fica na Baía Babitonga, no Litoral Norte catarinense.  Na ilha, ruínas de uma antiga base naval geram dúvidas em relação à sua existência dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial, principalmente a ligação com a Alemanha e o nazismo.

Porém, conforme aponta o historiador Wilson de Oliveira Neto, e estudos feitos pela Univille (Universidade da Região de Joinville), a ilha não tem relação alguma com o nazismo ou com a Alemanha. Ela, na verdade, foi apenas uma base de abastecimento de navios para a Marinha Brasileira.

“A Ilha da Rita não tem relação alguma com a Alemanha. Essa fala de que ela foi uma ilha nazista, de que ela foi uma base de submarinos, isso não está correto”, disse ao ND Mais.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

Segundo explica o historiador, as relações entre Brasil e Alemanha, no contexto da Segunda Guerra Mundial, foram ditadas por interesses objetivos e práticos, não por uma afinidade ideológica. Além disso, essa relação é fragmentada e vai se deteriorando a medida que a influência dos Estados Unidos no Brasil, dentro daquele cenário, se fortalece.

“Existiu espionagem militar alemã no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. No período em que o Brasil esteve em guerra foi vetado o acesso de alemães, italianos e japoneses ao litoral. Mas no caso da Ilha da Rita não tem nada a ver com o nazismo. Ela serviu como uma base para navios da Marinha Brasileira”, reitera.

Ilha da Rita fica na Baía Babitonga, no local há uma base naval da Marinha Brasileira abandonadaVídeo: Divulgação/@vigorelli_joinville/ND Mais

Basa naval para a marinha brasileira

Segundo o livro Rita, diversos documentos históricos encontrados revelaram que a ilha fora pensada como alternativa para abrigar uma base naval em dois momentos distintos, em 1918 e 1937. Mas, foi em 1940 que ela foi inaugurada pelo ex-presidente Getúlio Vargas.

O complexo arquitetônico era composto por duas edificações – a casa do comando, ou dos oficiais, e o alojamento dos fuzileiros –, três tanques de armazenamento, sendo dois de óleo e um de água, um trapiche que leva a um pórtico e escadaria de acesso à parte superior da base. Grande parte dessas edificações ainda existe, apesar de bastante deteriorada.

Ilha da Rita fica na Baía Babitonga, no local há uma base naval da Marinha Brasileira abandonadaVídeo: Divulgação/@vigorelli_joinville/ND Mais

Ilha dentro do contexto do “perigo alemão”

Ao contrário do que se pensa sobre a afinidade da ilha com o nazismo, na verdade, o local pode ter sido escolhido como uma estratégia para “combater” o chamado “perigo alemão”.

O perigo alemão foi uma construção social e política difundida no Brasil entre as décadas de 1910 e 1940, em meio a um contexto de forte nacionalismo e preocupação com a soberania do território.

A ideia sustentava que comunidades de imigrantes alemães e seus descendentes poderiam representar uma ameaça à integridade nacional.

Extensos estudos feitos pela Univille na região resultaram no livro Rita, com a contribuição de diversos pesquisadores. De acordo com a publicação, esse temor ajudou a justificar a escolha da Ilha da Rita como ponto estratégico para a possível instalação de uma base naval.

No Norte de Santa Catarina, a concentração de imigrantes e descendentes alemães em municípios como Joinville e Jaraguá do Sul, aliada aos vínculos comerciais mantidos com a Alemanha, especialmente por meio do Porto de São Francisco do Sul, era vista pelas autoridades como um fator de risco à unidade nacional.

As relações da Alemanha e o Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial

Segundo explica o professor Wilson, as relações entre o Brasil e a Alemanha nazista, especialmente entre o final da década de 1930 e o término da Segunda Guerra Mundial, foram marcadas por pragmatismo e interesses econômicos.

“Essa relação, entre 1937 e 1942, é muito fragmentada e baseada muito mais em interesses objetivos do que em afinidades ideológicas”, destaca o professor.

De acordo com ele, tanto o Brasil quanto a Alemanha viviam contextos econômicos específicos naquele período. A Alemanha enfrentava um processo de reconstrução e buscava alternativas comerciais, enquanto o Brasil procurava parceiros para atender suas próprias necessidades econômicas.

Ilha da Rita fica na Baía Babitonga, no local há uma base naval da Marinha Brasileira abandonadaVídeo: Divulgação/@vigorelli_joinville/ND Mais

“Quando os historiadores vão pesquisar os arquivos no Brasil e na Alemanha, o que aparece com muita força é o interesse econômico. Eram países que buscavam atender demandas concretas, não uma aproximação ideológica”, explica.

Apesar da existência de relações diplomáticas regulares e de uma presença econômica alemã no Brasil, com empresas teuto-brasileiras atuando em setores estratégicos, os Estados Unidos já exerciam forte influência sobre a economia brasileira.

“Havia grandes empresas de origem alemã atuando no Brasil, como o Syndicato Condor, uma das primeiras companhias aéreas do país, além da presença dos dirigíveis alemães, como o Graf Zeppelin. Existia, sim, uma relação econômica importante, mas o principal parceiro comercial do Brasil já eram os Estados Unidos”, afirma.

Segundo o historiador, com o avanço da Segunda Guerra Mundial, a relação entre Brasil e Alemanha culmina em um rompimento diplomático e na entrada do Brasil no conflito ao lado dos Aliados.

“À medida em que a guerra vai se desenrolando, essa relação vai se desgastando. Por isso, há um grande exagero quando se fala em uma forte influência da Alemanha ou do nazismo no governo brasileiro”, conclui.

  • 1 de 3

    Ruínas da base naval da Ilha da Rita, usada durante a Segunda Guerra Mundial - Divulgação/@vigorelli_joinville/ND Mais

    Ruínas da base naval da Ilha da Rita, usada durante a Segunda Guerra Mundial – Divulgação/@vigorelli_joinville/ND Mais

  • 2 de 3

    Segundo o historiador, com o avanço da Segunda Guerra Mundial, a relação entre Brasil e Alemanha foi se deteriorando gradualmente - Divulgação/@vigorelli_joinville/ND Mais

    Segundo o historiador, com o avanço da Segunda Guerra Mundial, a relação entre Brasil e Alemanha foi se deteriorando gradualmente – Divulgação/@vigorelli_joinville/ND Mais

  • 3 de 3

    Base naval na Ilha da Rita operou entre 1940 e 1945 - Divulgação/@vigorelli_joinville/ND Mais

    Base naval na Ilha da Rita operou entre 1940 e 1945 – Divulgação/@vigorelli_joinville/ND Mais

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brusque e Chapecoense abrem semifinal do Catarinense

Brusque e Chapecoense se enfrentam neste sábado, às 16h30 (de Brasília), pelo jogo de ida…

Patrimônio imobiliário da família de Toffoli cresce no DF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e integrantes de sua família ampliaram,…

Capetinha foi expulso do reality show? Entenda a situação de momento

Uma nova confusão movimentou o BBB 26 na madrugada deste sábado (14). Edilson Capetinha e…