Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Quem é a vice-prefeita de SC afastada por viajar em ambulância do município

Quem é a vice-prefeita de SC afastada por viajar em ambulância do município

Vilma foi afastada do cargo, em Major Vieira.Foto: Divulgação/ND Mais

A vice-prefeita de Major Vieira, Vilma Muller Kiem (PSD), foi afastada do cargo que acumulava na Secretaria Municipal de Saúde na última semana. A denúncia descreve que Kiem teria utilizado uma ambulância e um motorista para uma viagem particular.

O afastamento do cargo será de 90 dias, conforme o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Vilma é enfermeira, natural de Major Vieira, município localizado no Norte de Santa Catarina.

Vice-prefeita afastada do cargo da secretaria de saúde

Nas últimas eleições, Vilma compôs a chapa juntamente com Aline Ruthes, que foi eleita prefeita do município. A NDTV RECORD procurou a Prefeitura de Major Vieira, que informou, na quarta-feira (24), que ainda não havia sido notificada.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

Ainda conforme a administração municipal, a vice-prefeita já não ocupava o cargo de secretária de Saúde desde a última sexta-feira (19). Ela teria deixado a função e retornado a ocupar outra atividade que já exercia dentro da Secretaria de Saúde.

vice-prefeita de major vieira, Vice-prefeita de Major Vieira, Vilma Muller Kiem (PSD)Foto: Divulgação/Prefeitura de Major Vieira/ND Mais

Denúncia envolve viagem particular a Curitiba

Segundo o MP, no dia 13 de setembro deste ano, Vilma teria utilizado uma ambulância da prefeitura e um motorista servidor público para viajar até Curitiba (PR).

A apuração aponta que o deslocamento teve como finalidade a realização de consultas médicas na rede privada para a vice-prefeita e três de suas irmãs, situação que não se enquadra nas regras do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) do SUS, restrito a casos de média e alta complexidade na rede pública.

Relatórios de viagem, registros fotográficos em praças de pedágio e depoimentos de testemunhas foram anexados ao processo e, segundo o MPSC, reforçam a suspeita de dano ao erário e abuso de função pública. Uma das testemunhas relatou que a viagem teria sido motivada por um procedimento estético.

Ao analisar o caso, a juíza Mirela Lissa Yasutomi determinou o afastamento cautelar de Vilma do cargo de secretária de Saúde pelo prazo de 90 dias. A magistrada destacou que a medida busca evitar a repetição de condutas semelhantes e preservar a instrução do processo.

Além disso, a vice-prefeita está proibida de manter contato com seis testemunhas e de praticar qualquer ato que possa interferir no andamento da ação. O descumprimento das determinações pode resultar em multa de R$ 10 mil, além de outras sanções legais.

Em nota enviada à imprensa na segunda-feira (23), a Prefeitura de Major Vieira afirmou que ainda não foi oficialmente citada no processo.

“Assim que formos formalmente notificados, cumpriremos todas as determinações judiciais cabíveis e, dentro dos limites legais, colaboraremos com o que for necessário para o pleno esclarecimento dos fatos. O Município reitera seu compromisso com a transparência e com a legalidade na administração pública”, informou o município.

O ND Mais tentou um novo contato com a vice-prefeita, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para a manifestação.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Avaí se reapresenta e inicia preparação para jogo decisivo na Ressacada

O Avaí se reapresentou na tarde desta segunda-feira (2) e iniciou a preparação para o…

Quem saiu do BBB 26 nesta terça-feira (3)

Brigido é eliminado do BBB 26.Foto: Globo/Manoella Mello O terceiro eliminado do BBB 26 foi…

Cíntia Dicker revela ter desmaiado antes de ensaio técnico do Salgueiro: “Muito nervosa”

Uma das musas do Salgueiro no Carnaval, a modelo Cíntia Dicker, revelou que chegou a…