A “Festa do Interior” no Campeonato Catarinense vai acontecer pela segunda vez em um recorte dos últimos sete anos da competição. O Avaí caiu nas quartas de final para o Camboriú e o Figueirense sequer chegou na segunda fase, já que disputa o quadrangular da morte contra o rebaixamento.
A última vez que isso havia acontecido foi no Campeonato Catarinense de 2020. Naquele ano, tanto Avaí quanto Figueirense foram eliminados nas quartas de final e a festa ficou com a Chape.
O Leão, campeão no ano anterior, encarou a Chapecoense e foi eliminado nas quartas. Já o Figueirense caiu para o Juventus, uma das surpresas daquele ano, vencendo a por 2 a 1 e perdendo a volta por incríveis 4 a 1 dentro do Scarpelli.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Mesmo sem os times de Florianópolis, a decisão ainda corre o risco de ser disputada na Capital. Para isso, será necessário que o Camboriú passe pelo Barra e dispute a final do Catarinense pela segunda vez na sua história – a única vez foi em 2022 diante do Brusque, quando terminou como vice.
Avaí enfrenta o Santa Catarina na Taça ACESCFoto: Fabiano Rateke/AFC/NDFesta do Interior
A Cambura, sem casa no seu município, levou seu departamento de futebol para Imbituba e tem mandado seus jogos no estádio Orlando Scarpelli, pagando um aluguel ao Figueirense pelo uso.
Para o comentarista Claudio Cathcart, colunista do Jornal ND, faltou competência e algo mais para que Avaí e Figueirense continuassem na briga pelo título.
“Os times da capital foram incompetentes, sem saber fazer gestão com pressão. Erraram decisões básicas dentro e fora do campo, e pagaram o preço vendo as outras equipes deixando a dupla para trás”.
A queda para o Camboriú, na primeira derrota em casa no Catarinense, além de ter perdido dois pênaltis, vai servir como uma lição para o Avaí, de acordo com as palavras do técnico Cauan de Almeida após a partida.
“Jogos eliminatórios a gente tem que ser muito forte nos detalhes, eles fazem muita diferença. É um grupo que está sendo construído e vamos trabalhar porque as competições ainda têm muita importância no ano. Vamos evoluir no período. Ressaltar que estamos insatisfeitos com a eliminação, a gente tinha o desejo do bicampeonato, mas vai servir como lição pra gente trabalhar mais”, comentou o treinador avaiano.
Semifinais do Catarinense 2026
Sábado – 14/2
16h30 – Brusque x Chapecoense
Domingo – 15/2
17h – Camboriú x Barra FC
Sábado – 21/2
19h – Barra FC x Camboriú
Domingo – 22/2
18h – Chapecoense x Brusque