Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Topázio detalha agenda de grandes obras e investimentos para Florianópolis

Topázio detalha agenda de grandes obras e investimentos para Florianópolis

Topázio Neto projeta Carnaval, obras e anuncia primeiromamógrafo públicoFoto: Divulgação/ND Mais

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, afirmou na sexta-feira (16) ao apresentador do Balanço Geral, Raphael Polito, que a Capital entra o ano com uma agenda intensa de eventos, investimentos e projetos estruturantes, que vão do Carnaval às grandes obras de mobilidade, passando por educação, segurança, saúde e saneamento.

Em entrevista concedida ao Grupo ND, na sede da empresa, no Morro da Cruz, o chefe do Executivo municipal detalhou os preparativos para a folia, comentou parcerias com o governo do Estado, projetou ações para marcar os 100 anos da ponte Hercílio Luz e anunciou a implantação do primeiro serviço de mamografia da rede municipal de saúde, considerado por ele um marco para a saúde da mulher em Florianópolis.

Saúde da mulher e mamografia

Um dos principais anúncios foi a implantação do primeiro mamógrafo público de Florianópolis, instalado na Policlínica da Mulher e da Criança, no Centro. “Nós estamos inaugurando o primeiro mamógrafo público porque não temos uma rede privada suficiente para contratar todas as mamografias”, explicou.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

Segundo o prefeito, o objetivo é reduzir o tempo de espera. “Hoje estamos levando 75 dias para a mulher fazer o primeiro exame. Queremos baixar para 30 ou 40 dias”, disse. Ele informou que a capacidade será de cerca de 1.000 exames por mês. “Nós vamos zerar essa filada mamografia. As mulheres precisam fazer sua prevenção e o município tem que ajudar”, afirmou.

Carnaval e Segurança

Ao tratar do Carnaval, Topázio destacou que a festa está planejada e volta a apostar no que ele define como principal diferencial da Capital. “Temos muitas novidades, mas o que não muda é que é o Carnaval mais seguro do Brasil. Tá todo mundo do Brasil inteiro vindo para passar o Carnaval aqui porque vem para cá, não se preocupa, a família brinca”, afirmou.

Segundo o prefeito, a segurança será reforçada com tecnologia já utilizada em outras ações do município. “No Carnaval, nós vamos ter câmeras com identificação facial usando o banco dedados do governo do Estado para eventualmente achar um meliante no meio da brincadeira e acionar rapidamente a polícia”, disse. Ele citou testes recentes no Centro da cidade.

“Fizemos um teste essa semana e já pegamos um cara com mandado de prisão em aberto. É por isso que Florianópolis é a Capital mais segura do Brasil”, completou.

Passarela do samba e escolas

Carnaval“As escolas estão num gás, estão maravilhosas para esse ano”, disse o prefeito Nego QuiridoFoto: Divulgação/ND Mais

Na passarela Nego Quirido, os desfiles das escolas de samba ocorrerão em dois dias, sexta e sábado, com o desfile das campeãs na terça-feira. Topázio afirmou que a estrutura foi aprimorada e que as agremiações estão animadas. “As escolas estão num gás, estão maravilhosas para esse ano”, disse.

Sobre a logística dos carros alegóricos, o prefeito explicou que houve mudança de responsabilidade. “Esse ano a gente fez um convênio com as escolas e cada escola vai se responsabilizar pelos seus carros depois do Carnaval. Terminou o Carnaval, uma semana depois cada escola tem que levar o seu carro e guardar no seu galpão”, afirmou.

Ponte Hercílio Luz e os 100 anos

A comemoração dos 100 anos da ponte Hercílio Luz, em maio, foi apontada como um dos grandes momentos deste ano. Topázio ressaltou o valor simbólico do cartão-postal. “Apesar de estar em Florianópolis, ela é o maior patrimônio turístico de Santa Catarina. É o ponto turístico mais fotografado do Estado”, disse. Segundo ele, a prefeitura e o governo do Estado trabalham juntos na programação. “O governador Jorginho me pediu para ser parceiro e nós vamos fazer uma grande programação para comemorar os 100 anos”, afirmou.

Parceria com o governo do Estado

O prefeito reforçou a relação com o governo estadual. “Não há prefeito da Capital que não possa ser parceiro do governo do Estado. O governo é o nosso maior cliente dentro da ilha”, afirmou, ao citar a extensão das rodovias estaduais em Florianópolis. Ele disse que a parceria tem dado resultados especialmente na área da segurança. “Essa parceria com o governo do Estado tem dado certo”, afirmou.

Educação e tempo integral

Na educação, Topázio destacou a ampliação do ensino em tempo integral e a abertura de novas unidades. “São três novas unidades agora para esse ano, uma no Centro e duas no Rio Vermelho”, disse. O foco, segundo ele, está em anos considerados estratégicos.

“O segundo ano é fundamental, o sexto é importantíssimo e o nono é o ano de preparação para o ensino médio”, afirmou.

O prefeito também citou avanços nos indicadores educacionais. “No ano passado conseguimos que todas as escolas batessem a meta de 80% de participação na prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Agora vamos ter o novo Ideb em setembro e estamos numa expectativa muito boa”, disse.

Mobilidade urbana e trânsito

Questionado sobre o trânsito, um dos principais problemas apontados pela população, Topázio listou obras em andamento e planejadas. Ele citou intervenções na SC-401, com a retirada de gargalos no acesso ao Norte da Ilha.

“Hoje você vai muito mais facilmente para o João Paulo, Monte Verde, Cacupé, porque nós tiramos aquele gargalo. Lembrando que a obra não está completa”, afirmou. Entre as próximas ações, mencionou a rótula na Lagoa da Conceição, na avenida das Rendeiras, a SC-404 em frente ao Cepom, na SC-406, no Trevo do Erasmo, no Sul da Ilha, e melhorias no acesso a Jurerê e na região da Cachoeira do Bom Jesus.

BRT

Implementação de rede de BRT ou VLT na Grande Florianópolis deixaria a relação entre a população urbana e a extensão da rede de transporte público em níveis próximos a Londres e Nova Iorque, projeta estudoFoto: Fetrans/Reprodução/NDImplementação de rede de BRT ou VLT na Grande Florianópolis deixaria a relação entre a população urbana e a extensão da rede de transporte público em níveis próximos a Londres e Nova Iorque, projeta estudoFoto: Fetrans/Reprodução/ND

Sobre o BRT, o prefeito foi direto. “O BRT sai”, afirmou. Segundo ele, a primeira fase ligará o Terminal da Trindade ao Terminal Central, com corredor exclusivo. “Essa primeira fase já tem recurso e tem projeto. […] Não é preferencial, é exclusivo para o ônibus. Não tem engarrafamento na linha”, disse. “Depois nós estamos indo atrás de recursos para fazer o que falta, que é do Terminal Central até a Trindade. Nós já temos algumas soluções. Eu quero verse até o final do meu mandato eu deixo pelo menos encaminhada essa outra parte”, completou.

Hospital Veterinário

Topázio também falou sobre o Hospital Veterinário Municipal, que deve iniciar os atendimentos até o fim de fevereiro. “Nós vamos dar um plano de saúde vitalício para pessoas de baixa renda que têm seus cãezinhos”, afirmou. O benefício também valerá para quem adotar animais do Dibea. “Enquanto o animal estiver com você, todos os procedimentos serão de graça”, disse.

Saneamento, viroses e balneabilidade

Ao comentar denúncias de esgoto a céu aberto, o prefeito afirmou que o cenário é diferente do ano passado. “Nós investimos muito em conjunto com a Casan no controle das elevatórias. Nós limpamos todas as valas que levam água para o mar, então esse ano choveu e a gente não teve problema de viroses”, afirmou. Segundo ele, os dados indicam queda de 50% nas ocorrências.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Encontro reúne interessados em disputar o Campeonato Catarinense Série C 2026

Na tarde desta quarta-feira (04), foi realizada a prévia do Conselho Técnico do Campeonato Catarinense…

Quem é ministro Marco Buzzi acusado de assédio sexual

Quem é ministro Marco Buzzi, de Timbó, acusado de assédio sexualFoto: Divulgação/TJES/ND Mais O ministro…

Papa Leão XIV pede renovação de tratado nuclear entre EUA e Rússia

O papa Leão XIV fez um apelo, nesta quarta-feira (4), para que Estados Unidos e…