Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Transparência avança em Tubarão, mas prefeitura falha em critérios

Transparência avança em Tubarão, mas prefeitura falha em critérios

Em 2025, Tubarão registrou um aumento no índice de transparência das informações públicas em comparação com os anos anteriores. A Câmara de Vereadores, por exemplo, alcançou a expressiva marca de 95% de transparência das informações, dado disponibilizado por meio do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que conta com um radar nacional, permitindo que o cidadão consulte, compare e analise os resultados.

Apesar do avanço no Legislativo, a transparência das informações disponibilizadas pelo Poder Executivo, por meio da prefeitura de Tubarão, segue abaixo do esperado, com 66,16% de índice, enquadrando-se em um nível considerado “intermediário” pela própria plataforma.

Ainda assim, neste ano, o município alcançou o maior índice desde que o programa foi lançado. Em 2023, Tubarão possuía apenas 39,19% de transparência das informações referentes ao Poder Executivo disponibilizadas no portal institucional, a segunda cidade menos transparente de toda a Amurel. Em 2024, o número subiu para 44,16% e, agora, após a mais recente atualização do PNTP, lançada no início de dezembro, chegou aos 66,16%.

Como é mensurado?

Para que o nível de transparência ativa nos sites institucionais seja examinado, cada órgão deve responder a uma série de questionamentos que também são disponibilizados no PNTP. Ao todo, são 265 itens divididos em categorias como “essenciais”, “obrigatórios” e “recomendados”.

Do total, 52 itens classificados como obrigatórios, 36 recomendados e outros cinco essenciais constam na lista como critérios “não atendidos”, o que ajuda a explicar o percentual final de 66% de transparência.

Entre as informações não disponibilizadas, destacam-se:

  • a não identificação da remuneração nominal de cada servidor e a tabela com o padrão remuneratório dos cargos e funções;
  • a não publicação da lista dos terceirizados que prestam serviços para a prefeitura, contendo, em relação a cada um deles, nome completo, função ou atividade exercida e nome da empresa empregadora;
  • a não divulgação integral dos editais de concursos e seleções públicas realizados pela prefeitura para provimento de cargos e empregos públicos;
  • e a não divulgação da relação das obras paralisadas, contendo motivo, responsável pela inexecução temporária do objeto do contrato e data prevista para o reinício da execução.

O que é o programa?

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é uma iniciativa criada em 2022 com o objetivo de avaliar o nível de transparência ativa dos portais dos Poderes e órgãos fiscalizados pelos Tribunais de Contas, incluindo os sites mantidos pelas próprias instituições de controle externo. O programa é realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), pelos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

O Radar Nacional da Transparência Pública é uma ferramenta que integra o PNTP. Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal é classificado conforme o percentual de critérios atendidos. Os sites que atingirem ao menos 75% dos critérios recebem um selo de transparência (Diamante, Ouro ou Prata). A nova versão do portal e os dados de 2025 foram apresentados no início de dezembro, durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.


📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Papa Leão XIV pede renovação de tratado nuclear entre EUA e Rússia

O papa Leão XIV fez um apelo, nesta quarta-feira (4), para que Estados Unidos e…

capítulos de 04/02 a 14/02/2026

Confira a seguir o que está por vir na novela Êta Mundo Melhor, que se…

Ex-Avaí, Josmar é destaque entre reforços do Flamengo para o sub-20

O Flamengo acertou a contratação de três reforços para a equipe sub-20, com destaque para…